Palestra ULBRA

Logística reversa de embalagens vazias de
agrotóxicos

Acessar Link

palestra-ulbra

No dia 14 de junho, os acadêmicos dos cursos de Agronegócio e Logística participaram de palestra sobre Logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos, com a diretora executiva da Cinbalagens-Aria, Sandra Rodrigues, da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Passo Fundo/RS. O momento teve como objetivo proporcionar ao acadêmico conhecimento sobre esta importante estrutura de logística reversa, organizada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias — inpEV.

A Ulbra quanto instituição de ensino superior, busca trazer aos futuros profissionais discussões sobre temas importantes para a sociedade, como o meio ambiente e o gerenciamento dos resíduos produzidos pelo próprio ser humano, ainda mais quando finalizamos as reflexões propostas na programação: Meio Ambiente e Qualidade de Vida.

Ações como esta, valorizam o meio ambiente e buscam a sustentabilidade ambiental, além do cumprimento da legislação, é fundamental para a vida em sociedade e o seu desenvolvimento. A destinação final correta das embalagens vazias contribui para a preservação da saúde humana e do meio ambiente e possibilita a economia de produto. Além disso, se lavadas adequadamente, as embalagens vazias podem ser encaminhadas ao processo de reciclagem.

Através de eventos como este é possível o acadêmico entender que a legislação e os conhecimentos teóricos estudados em sala de aula possuem aplicabilidade na sociedade e na sua vida profissional, uma vez que a Lei nº 9974/00

disciplina a destinação final das embalagens vazias de produtos fitossanitários e distribui responsabilidades para o agricultor, o revendedor, o fabricante e o poder público. E o inpEV é uma entidade privada sem fins lucrativos que representa os fabricantes e registrantes de defensivos agrícolas no cumprimento desta lei. Pensar sobre o meio ambiente e contribuir com projetos que prevejam a sustentabilidade do planeta e do ser humano, é tarefa de todo cristão e a Ulbra, como Universidade confessional, deve promover momentos de reflexão como este.

Fabíola Ruschel, docente do curso de Logística, enfatiza que o impacto ambiental gerado pela atividade humana na natureza é significativo e também cabe o acadêmico do curso de Logística buscar minimizar e conhecer iniciativas já estabelecidas de logística reversa, colaborando no gerenciamento e divulgação da maneira adequada para o tratamento destes resíduos.

O Coordenador dos cursos de Agronegócio e Logística, Diogo Oliveira Moreira, destaca que no quesito consciência ambiental, toda a sociedade de forma geral está envolvida, visto que a produção de alimentos mesmo com suas tecnologias, utiliza recursos naturais, produtos, embalagens e agrotóxicos, e é fundamental o fluxo correto das embalagens, para um efetivo resultado esperado na questão ambiental envolvendo a Logística Reversa e o meio ambiente. “Parabenizamos a Instituição Cinbalagens que de forma excelente conduz sua missão, bem com os alunos e docente envolvido na presente atividade”, finalizou.

Fonte: ULBRA Campos Carazinho